terça-feira, 29 de maio de 2012

Iluminação e luminárias, faz toda diferença no seu ambiente.


A iluminação é um elemento vital num projeto arquitetônico, passamos horas e horas trabalhando mentalmente para áreas como sala de estar, quartos e cozinha, tenham o máximo de iluminação natural. Pós esse processo concluído, quebramos mais um pouco de cabeça para trabalhar a iluminação artificial em cada ambiente. Mas a iluminação artificial é um pouco mais gostosa de se trabalhar. Inúmeras possibilidades de pontos de luz, luminárias, lustres...A verdade é que uma luminária ou um ponto de luz pode transformar um ambiente 'xoxo' num ambiente de 'novela', segue alguns exemplos:


Luminária espelhada em duas versões:

Imagem: Luminária Mirror Ball - Lumini
A sala de jantar é em preto e branco,  uma escolha que pode pesar um ambiente ou deixá-lo massante. Mas nesse caso foi a escolha da luminária que deu  o contraste suave, somada à mesa branca e madeira.



Imagem: Fernanda Marques

Já nessa sala de jantar, o objetivo da luminária é passar quase que despercebida,e  conseguiu! Apesar de espelhada, não roubou atenção pra si.


Luminárias pretas compostas, de formatos diferentes dando leveza ao ambiente composto de madeira e branco.  

Imagem: Modern Dining Room

Tudo branco, em trio:

Imagem: 79 Ideas

Tudo branco, solo:

Imagem: Apartment Therapy


A luminária torre é uma alternativa ideal quando há limitação de pontos no teto:

Imagem: Poppytalk

Independente do estilo o lustre tem efeito imediato. Neste caso, tanto o formato quanto as cores e o estilo, surtiram efeito imediato:

Imagem: Style Files

Os clássicos abajures compõem o conjunto luminotécnico criando "cenas" aconchegantes no ambiente.

Imagem: Casa e Aconchego


Os lustres podem consistir basicamente de cúpulas, grandes, média ou pequenas, mas geram um impacto visual interessante que domina a cena, principalmente dispostos em dupla:

Imagem: Decor 8

Imagem: House to Home


Nenhum comentário: