terça-feira, 5 de junho de 2012

Ainda sobre a Marcha das vadias...

Quem me conhece e conhece meus blogs sabe o quanto eu prezo pelo caráter de qualquer tipo de manifestação. As pessoas andam tão cheias de tudo que até um protesto/manifesto 'mal feito, mal elaborado' pode gerar mais antipatia que simpatia pela causa. 
Nas últimas semanas em vários lugares do país, ocorreu a Marcha das Vadias, SlutWalk - a marcha contra a crença de que crimes de abuso e estupro acontecem devido as vestimentas das vítimas. Teve origem em Toronto, no Canadá, em 3 de abril de 2011, quando após uma onda de crimes de abusos e estupros, o policial Michael Sanguinneti fez a observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias 'sluts' para não serem vítimas". A marcha levou cerca de 3000 pessoas às ruas,aconteceu também em vários outros países, inclusive no Brasil. - Este ano a adesão de pessoas no Brasil aumentou, assim como os Estados, no dia 26 de maio aconteceu simultaneamente em 14 cidades, em algumas outras cidades já havia acontecido e em outras está para acontecer, como é o caso de Maceió-Al, que realizará sua marcha, no dia 17 de junho.
Mas o que me chamou atenção na divulgação da Marcha em Alagoas, foi a organização, que caprichou nos cartazes mostrando que manifestação social também é manifestação artística. E o quão bacana é quando a sociedade se manisfesta sem deixar a arte e a poesia de lado, vai lá atrás bebe na fonte dos artistas vanguardistas, traz pra sua realidade e surge o resultado maravilhoso, veja os cartazes abaixo:

Produção: Tela Tudo Clube de Cinema
                Cine Ideário
Fotografia e Design Gráfico: Alice Jardim
Direção de arte: Flora Paim
                         Nataska Conrado
                         Nivaldo Vasconcelos




































Nenhum comentário: